Visando acelerar o desenvolvimento da iniciativa e garantir benefícios ao setor de combustíveis nacional, a ANP concedeu à Petrobras a autorização necessária para que a estatal dê início à pré-operação do Gaserj, que terá como destino o Polo GasLub.
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) anunciou na publicação do Diário Oficial da União (DOU) da quarta-feira, (31/08), a concessão da autorização necessária para a Petrobras iniciar a pré-operação do Gasoduto Guapimirim — Comperj I (Gaserj). Agora, a estatal terá um total de 90 dias com a validade do documento, mas enfrenta os problemas de atrasos no desenvolvimento do projeto do Polo GasLub, que é o destino do Gaserj.
Petrobras recebeu da ANP a autorização para o início da pré-operação do Gaserj e terá um total de 90 dias com a validade do documento para acelerar projeto
O setor de petróleo, gás e demais combustíveis nacional recebeu boas notícias na publicação do Diário Oficial da União desta semana, visto que a ANP divulgou a autorização da pré-operação do Gaserj para a companhia Petrobras.
A organização estatal conseguirá dar continuidade ao projeto agora e terá um total de 90 dias com a validade do documento para seguir com a sua pré-operação no gasoduto.
- Exploração de petróleo na Margem Equatorial: 16 bilhões de barris e 326 mil empregos que podem transformar o Amapá e o Brasil
- Negócio bilionário no mar: PRIO investe US$ 1,92 bilhão e assume 40% de campo offshore gigante do Brasil após saída de empresas da China
- Nova descoberta de gás na América do Sul leva Venezuela a 300,9 BILHÕES de barris, supera Arábia Saudita, Canadá e Iraque, e deixa Oriente Médio comendo poeira!
- Governo federal aprova e petróleo do pré-sal será leiloado! Novo domínio da China?
A autorização para a pré-operação do Gaserj está disponível para consulta pública no link e você pode conferir mais detalhes sobre a concessão da ANP à Petrobras. O Gasoduto possui uma extensão territorial total de 11 km e capacidade máxima de vazão de 7 milhões de metros cúbicos por dia.
A linha tem origem no Gasoduto Cabiúnas — Reduc, da NTS, em Cachoeiras de Macacu (RJ). Além disso, o destino do gasoduto será o Polo GasLub (antigo Comperj), em Itaboraí (RJ).
Para isso, o gás natural produzido na região do pré-sal da Bacia de Santos pela companhia estatal passará pelo processo de escoamento seguindo a rota do gasoduto Rota 3 até o Polo GasLub, onde será processado.
Logo após isso, o gás será transportado pelo Gaserj até à malha da NTS. Apesar disso, a Petrobras enfrenta o problema do atraso e das complicações do projeto do Polo GasLub para pôr em operação o transporte dos combustíveis, em razão dos problemas com o consórcio Kerui-Método.
Pré-operação do Gaserj é autorizada pela ANP, mas a estatal enfrenta problemas com a Kerui-Método no desenvolvimento do projeto do Polo GasLub
Embora a ANP tenha concedido a autorização necessária para o desenvolvimento da pré-operação do Gaserj, a Petrobras ainda enfrentará os problemas do projeto do Polo GasLub em meio a esse cenário. Isso, pois o Projeto Rota 3, que inclui o gasoduto Rota 3 e a UPGN do Polo GasLub está altamente atrasado no cronograma da estatal para a iniciativa.
A Kerui-Método, consórcio responsável pelo projeto de construção da unidade de processamento de gás, realizou uma demissão em massa de mais de 2 mil funcionários recentemente, trazendo assim uma série de impactos ao cronograma de obras da estrutura.
Assim, a petroleira está analisando uma nova data para a finalização do projeto, que antes estava previsto para o segundo semestre do ano e, segundo um comunicado oficial da empresa estatal nas últimas semanas, a “A Petrobrás empenhou todos os esforços para evitar a paralisação e está avaliando ações para minimizar os impactos à conclusão das obras. A nova data estimada para entrada em operação do ativo será divulgada após conclusão das avaliações pertinentes”.
Além disso, a empresa respondeu os rumores de problemas com o contrato com a Kerui-Método e disse que está com todos os processos em dia com o consórcio.
Dessa forma, o desenvolvimento da pré-operação do Gaserj, com destino no Polo GasLub, será o foco principal da companhia, enquanto ela não finaliza as problemáticas com o consórcio.