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Ano que vem o tráfego de helicópteros para serviços offshore voltará a subir

10 de dezembro de 2020 às 16:29
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offshore - helicópteros

COVID-19 colocou outra grande pressão sobre a aviação de petróleo e gás, que já estava passando por uma redução na utilização, excesso de oferta e intensa competição

A demanda global por transporte de helicópteros para instalações offshore despencou em 2020 como resultado da pandemia Covid-19, mostra um relatório da Rystad Energy. Conselho Nacional de Política Energética aprova normas relacionadas ao setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis

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O tráfego de helicópteros foi afetado porque as equipes de manutenção não críticas foram transferidas para a costa e outras operações não essenciais em instalações offshore foram adiadas preventivamente para reduzir o risco de contaminação e economizar dinheiro.

O tráfego caiu, embora as instalações de produção e unidades móveis de perfuração offshore (MODUs) – os dois principais impulsionadores da demanda de helicópteros nas operações de extração e perfuração de petróleo e gás – experimentassem apenas interrupções limitadas.

O Mar do Norte é a região mais movimentada do mundo para helicópteros offshore, representando 22% do tráfego global. Em seguida vem o Brasil com 11%, a África Ocidental e os Estados Unidos Golfo do México com 8% cada e a Austrália com 3%. Os 48% restantes são divididos entre todas as demais regiões.

A demanda de passageiros de helicópteros é impulsionada por uma variedade de fatores; distância da instalação offshore ao heliporto onshore, cronogramas de rotação dos trabalhadores offshore, utilização do leito e o compartilhamento de leitos flexíveis / de projeto em diferentes instalações.

No entanto, relatórios de tráfego de voo positivos indicam que a atividade pode se recuperar até o final de 2020.

Na Noruega, por exemplo, o tráfego de passageiros offshore relatado mostra um declínio de 14% nos primeiros dez meses de 2020 em comparação com o mesmo período do ano passado, e o tráfego de passageiros relatado em outubro mostra um aumento de cerca de 10.500 (para 45.500) em relação ao tráfego baixo em Abril.

Em 2021, a Rystad Energy espera que o tráfego de helicópteros offshore aumente para 460 milhões de milhas de passageiros. Em 2022, esperamos um pequeno aumento na distância média da instalação ao heliporto, impulsionado por um aumento no número de operações em águas profundas, o que ajudará o tráfego a ultrapassar até os níveis de 2019 e atingir uma estimativa de 487 milhões de milhas de passageiros.

Este ano, COVID-19 teve um impacto limitado na infraestrutura de produção existente, uma vez que as instalações de produção ativas não são normalmente afetadas por variações no preço do petróleo, e a maioria das atividades (fechamentos e novos desenvolvimentos) requer planejamento de longo prazo.

Olhando para 2022, a demanda pode começar a aumentar com a expectativa de melhora dos preços do petróleo e redução das incertezas.

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