A empresa de engenharia norueguesa Aker Solutions fez uma parceria com a empresa de reforço submarino FSubsea para criar um empreendimento focado na recuperação de petróleo.
Foi revelado nesta quarta-feira, 10 de Abril, que a Aker Solutions e a sua compatriota FSubsea concordaram em criar uma nova empresa para ajudar as operadoras a aumentar a recuperação de petróleo de uma maneira “mais rápida, mais simples e mais ecológica”. A nova empresa, FASTSubsea, combina o sistema de acoplamento Hydromag da FSubsea e a tecnologia hidráulica da Aker Solutions para criar o que a empresa descreve como “o primeiro sistema de reforço multifásico do mundo”.
O que se espera da FASTSubsea
Espera-se que este sistema de incentivo reduza a despesa de capital pela metade e permita o reforço submarino em áreas sem espaço disponível no topo, permitindo que as empresas de petróleo e gás usem os poços existentes com mais eficiência e reduzam as emissões de dióxido de carbono.
- Embraer convoca interessados em oportunidades presenciais e home office com salário atrativo e + 17 benefícios
- PIB do Brasil Surpreende em 2024, Mas 2025 Pode Enfrentar Crise Econômica! O Governo Lula Tem Desafio pela Frente
- Economia paulista! PIB de São Paulo impressiona e supera crescimento do PIB nacional — Confira os números
- Que tal ganhar R$ 3.306 + benefícios trabalhando no SESC? SESC abre vaga de emprego para quem possui nível médio completo para atuar como Assistente de Atividades
Alexander Fuglesang, diretor administrativo da FASTSubsea, disse: “A criação da FASTSubsea nos permite aumentar nossa velocidade para o mercado, reduzir riscos e reduzir o investimento em instalações de testes multifásicos.” As empresas afirmam que as soluções da FASTSubsea permitirão a disseminação da tecnologia de reforço submarino, que raramente vê seu uso devido a requisitos de equipamentos de topo em plataformas e embarcações.
Em um comunicado, a FSubsea disse: “A tecnologia de bombeamento submarino multifásico tem o potencial de aumentar as taxas de recuperação de petróleo em mais de 20%, contudo, custos, limitações de espaço e soluções complexas significam que bombas multifásicas são instaladas em menos de 30 dos mais de 1.500 campos marítimos do mundo. “Com FASTSubsea, isso está prestes a mudar.”
John Macleod, diretor de tecnologia da Aker Solutions, disse que “combinar a experiência em sistemas submarinos e a instalação de testes multifásicos da Aker Solutions com a tecnologia Hydromag da FSubsea e a mentalidade enxuta beneficiarão ambas as empresas”.
“A FASSTSubsea tem o potencial de se tornar uma adição valiosa para o nosso portfólio de soluções de recuperação”, acrescentou ele.
O acordo
A Aker Solutions e a FSubsea detêm 50% das ações da FASTSubsea, sendo que o conselho de administração possui igual número de representantes da FSubsea e da Aker Solutions.
A FSubsea e a Aker Solutions continuarão a vender seus produtos separados de reforço submarino diretamente ao mercado. A bomba multifase da FASTSubsea será comercializada para operadoras e integradores submarinos através da Aker Solutions, bem como através do empreendimento combinado.
O acordo está sujeito à aprovação das autoridades de concorrência norueguesas.
O objetivo da Aker Solutions é maximizar a recuperação e a eficiência dos ativos de petróleo e gás, utilizando sua expertise para desenvolver soluções sustentáveis do futuro, de acordo com seu website. A empresa emprega aproximadamente 15.000 pessoas em mais de 20 países.
A FSubsea foi criada em Oslo, na Noruega, em 2013, como um spin-off do Fuglesangs Group. A estratégia da empresa é fornecer os sistemas de reforço autônomos, modulares e robustos para o processo submarino global, offshore não tripulado, perfuração submarina e mercados de escavação em águas profundas, de acordo com seu website.