Aker Solutions e FSubsea criam nova empresa FASTSubsea

A empresa de engenharia norueguesa Aker Solutions fez uma parceria com a empresa de reforço submarino FSubsea para criar um empreendimento focado na recuperação de petróleo.

Foi revelado nesta quarta-feira, 10 de Abril, que a Aker Solutions e a sua compatriota FSubsea concordaram em criar uma nova empresa para ajudar as operadoras a aumentar a recuperação de petróleo de uma maneira “mais rápida, mais simples e mais ecológica”. A nova empresa, FASTSubsea, combina o sistema de acoplamento Hydromag da FSubsea e a tecnologia hidráulica da Aker Solutions para criar o que a empresa descreve como “o primeiro sistema de reforço multifásico do mundo”.

O que se espera da FASTSubsea

Espera-se que este sistema de incentivo reduza a despesa de capital pela metade e permita o reforço submarino em áreas sem espaço disponível no topo, permitindo que as empresas de petróleo e gás usem os poços existentes com mais eficiência e reduzam as emissões de dióxido de carbono.

Alexander Fuglesang, diretor administrativo da FASTSubsea, disse: “A criação da FASTSubsea nos permite aumentar nossa velocidade para o mercado, reduzir riscos e reduzir o investimento em instalações de testes multifásicos.” As empresas afirmam que as soluções da FASTSubsea permitirão a disseminação da tecnologia de reforço submarino, que raramente vê seu uso devido a requisitos de equipamentos de topo em plataformas e embarcações.

Em um comunicado, a FSubsea disse: “A tecnologia de bombeamento submarino multifásico tem o potencial de aumentar as taxas de recuperação de petróleo em mais de 20%, contudo, custos, limitações de espaço e soluções complexas significam que bombas multifásicas são instaladas em menos de 30 dos mais de 1.500 campos marítimos do mundo. “Com FASTSubsea, isso está prestes a mudar.”

John Macleod, diretor de tecnologia da Aker Solutions, disse que “combinar a experiência em sistemas submarinos e a instalação de testes multifásicos da Aker Solutions com a tecnologia Hydromag da FSubsea e a mentalidade enxuta beneficiarão ambas as empresas”.

“A FASSTSubsea tem o potencial de se tornar uma adição valiosa para o nosso portfólio de soluções de recuperação”, acrescentou ele.

O acordo

A Aker Solutions e a FSubsea detêm 50% das ações da FASTSubsea, sendo que o conselho de administração possui igual número de representantes da FSubsea e da Aker Solutions.

A FSubsea e a Aker Solutions continuarão a vender seus produtos separados de reforço submarino diretamente ao mercado. A bomba multifase da FASTSubsea será comercializada para operadoras e integradores submarinos através da Aker Solutions, bem como através do empreendimento combinado.

O acordo está sujeito à aprovação das autoridades de concorrência norueguesas.

O objetivo da Aker Solutions é maximizar a recuperação e a eficiência dos ativos de petróleo e gás, utilizando sua expertise para desenvolver soluções sustentáveis ​​do futuro, de acordo com seu website. A empresa emprega aproximadamente 15.000 pessoas em mais de 20 países.

A FSubsea foi criada em Oslo, na Noruega, em 2013, como um spin-off do Fuglesangs Group. A estratégia da empresa é fornecer os sistemas de reforço autônomos, modulares e robustos para o processo submarino global, offshore não tripulado, perfuração submarina e mercados de escavação em águas profundas, de acordo com seu website.

A Rystad disse na segunda-feira, 08 de Abril, que as descobertas globais de petróleo no primeiro trimestre alcançaram um robusto número de 3,2 bilhões de barris de óleo equivalente (boe). Se o restante de 2019 continuar no mesmo ritmo de descobertas de petróleo do primeiro trimestre, o ano excederá os recursos descobertos em 2018 em 30%


Baixem também o aplicativo  Empregos e Noticiais CPG para Android na Playstore clicando aqui. Nele postamos informações e oportunidades exclusivas todos os dias.

Gostaria de compartilhar uma foto conosco da sua área de trabalho, vagas de empregos ( com as fontes), sugestões de pautas ou alguma outra informação importante do ramo de energia e empregabilidade? Entre em contato com a gente no Messenger aqui.

About Flavia Marinho

Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica com ênfase em Automação , Inglês avançado e experiência na indústria de construção naval no estaleiro Brasfels (KeppelFells). Conhecimento dos processos de KPI, planejamento de tubulação, comissionamento e construção de drilling rigs, FPSO’s e reparos.