Agência Internacional diz que Brasil tem a matriz energética menos poluente do mundo

matriz energética
 

Mesmo cercado de incerteza pela troca de governo envolvendo o acordo de redução de emissão de gases que provoca o efeito estufa, O Brasil é eleito o país que tem a matriz energética menos poluente do mundo

A Agência Internacional de Energia (AIE), divulgou que o Brasil é o país que tem a matriz energética menos poluente do mundo e com a maior participação de combustíveis renováveis entre os grandes consumidores de energia do mundo. Segundo o Ministério de Minas e Energia, em 2023, o percentual de energia renováveis será 3% maior do que declarado pela agência, que é ligada a Organização para Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), segundo ela o Brasil deverá possuir 45%, ainda segundo o MME a participação hoje é de 43%.

O Brasil, hoje, é referência, no uso de energia sustentável e “essa enorme parcela é uma fonte de inspiração para muitos países do mundo”, disse o diretor-executivo da AIE, Fatih Birol, nesta segunda-feira, durante o lançamento, no Brasil, do Relatório sobre o Mercado de Energias Renováveis da AIE.

O governo brasileiro ingressou na Agência há pouco tempo. juntamente com China, Índia e Indonésia, que juntos são responsáveis por 70% do consumo global.

A hora da Bioenergia

O relatório da AIE traz estimativas em relação aos próximos 5 anos e o ministérios das Relações Exteriores e de Minas e Energia comemoraram o fato de, pela primeira vez, o documento trazer, com ênfase, a expressão “bioenergia moderna, incluindo na sua capa a cana de açúcar, um sinal que o mundo se voltará novamente para combustíveis produzidos a partir de biomassa, como o etanol.

Com os Estados Unidos, e China (a partir de 2020) aumentando o percentual de etanol em sua gasolina, as perspectivas são muito boas para o setor, bem como a programa do Canadá para aumentar sua produção de biocombustíveis. O papel das fontes renováveis na demanda energética global deverá aumentar para 12,4% em 2023, percentual que corresponde a um quinto a mais do que no quinquênio anterior de análise (2012-2017). Nos próximos cinco anos as energias renováveis vão atender a 40% do aumento do consumo projetado.

Apesar do otimismo em relação ao Brasil, a China está a frente do Brasil na expansão de renováveis para os próximos 5 anos, afinal ultrapassou a UE como maior consumidor de energia renovável do planeta.

Aqui no Brasil, várias empresas estrangeiras estão investindo em parques eólicos e em usinas fotovoltaicas no nordeste Brasileiro, veja aqui como estão os projetos de expansão em parques eólicos e os investimentos em energia solar da Equinor.

Candidatos: Cadastrem seus currículos conosco | Empresas: Temos Soluções Incríveis que Ajudarão em Seus Recrutamentos

Você é recrutador ou esta a frente do Recursos Humanos de uma empresas sabe como é difícil recrutar o profissional ideal para sua empresa.  Sabemos como o processo de seleção é árduo porque muitas pessoas mandam seus currículos para funções que elas não tem atribuições, sobre-carregando os servidores e as vezes, obrigado até mesmo trocar de e-mail.    

Nós temos um sistema no qual é possivel escolher seus profissionais através de filtros, e mandar um único comando personalizado para as pessoas que passaram e não passaram no processo de seleção, isso com opção ou não de revelar seus contatos. Mas se desejar pesquisar seu candidato ideal em nosso banco de dados, também é possível, temos um grande Banco de Dados qual os melhores profissionais do Brasil com a sua área desejada de atuação. Acessem o nosso PORTAL DE VAGAS E EMPRESAS AQUI e experimente nossos recursos. Garantimos que vocês não irão se arrepender.

The following two tabs change content below.
Renato Oliveira

Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships