1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Acer lança bicicleta elétrica equipada com IA para oferecer experiência de pedalada mais avançada com autonomia de 112 km
Tempo de leitura 3 min de leitura

Acer lança bicicleta elétrica equipada com IA para oferecer experiência de pedalada mais avançada com autonomia de 112 km

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 25/03/2023 às 17:35
Atualizado em 27/03/2023 às 10:47
Acer lança bicicleta elétrica inteligente equipada com IA para oferecer uma experiência de pedalada mais avançada
Foto: Acer/Divulgação
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A Acer está indo além dos PCS e se arrisca no desenvolvimento de uma nova bicicleta elétrica. Novo modelo é vendido com diversas tecnologias e até mesmo IA.

A Acer anunciou esta semana um produto um tanto inusitado para seu portfólio. A empresa taiwanesa, que é conhecida por produzir notebooks e equipamentos eletrônicos, anunciou oficialmente uma bicicleta elétrica, que recebeu o nome de ebii. O modelo conta com um visual clean e futurista, desenvolvido para o ambiente urbano.

Bicicleta elétrica com IA chega a até 32 km/h

Acompanhando a moda que vem tomando conta da internet, a bicicleta elétrica da Acer vem equipada com recursos de IA. O sistema consegue aprender os hábitos de pilotagem do ciclista e muda até mesmo de marcha automaticamente na estrada.

A bicicleta pesa em torno de 16 kg, o que a torna mais leve do que grande parte das concorrentes. Sua velocidade máxima é de 20 mph, ou seja, 32 km/h, segundo a empresa. Já quando se trata de autonomia, a ebii também não deixa a desejar e pode atingir cerca de 112 km por carga, segundo a fabricante taiwanesa. Para uma recarga completa, o veículo deve ficar na tomada por cerca de duas horas e meia.

Outro recurso interessante do modelo é a possibilidade de utilizar o mesmo como uma espécie de carregador portátil. Agindo como outros modelos concorrentes, o veículo com IA pode ser utilizado para carregar um celular ou até mesmo alimentar um notebook, por exemplo. Um dos pontos interessantes da nova bicicleta elétrica é sua bateria interna de íon-lítio de 460W. 

Bicicleta Elétrica da Acer vem equipada com aplicativo próprio

O aplicativo ebiiGO permite que o usuário trave o modelo remotamente e também tenha na palma de sua mão dados sobre a duração da bateria, velocidade, rotas recomendadas e muito mais. Segundo a Acer, por segurança a bicicleta elétrica com IA é bloqueada automaticamente sempre que o celular do proprietário se afasta do modelo.

Além disso, um alarme antifurto também está incluso no pacote. Por fim, recursos adicionais incluem: sensores de detecção de colisão, sistema de iluminação traseiro e dianteiro e pneus à prova de furos que rodam sem ar.

Por ora, a Acer ainda não anunciou a data de chegada de seu novo “brinquedo” e nem quanto ele custará, entretanto, a julgar pelos recursos presentes no modelo, como a IA, não deve ser um dos modelos mais baratos. Vale mencionar que a inteligência artificial é um campo que une a ciência da computação a conjuntos de dados robustos para permitir a resolução de problemas. Ela também une os campos secundários de machine learning e deep learning.

Conheça a Acer

Fundada na década de 70 por Stan Shih, a Acer é uma empresa do setor de TIC que carrega o título de primeira empresa taiwanesa a se tornar uma multinacional. A companhia, sediada em Nova Taipé, também tem bases nos Estados Unidos e na China, mas estende a sua atuação a 160 países e conta com cerca de 7,5 mil colaboradores.

Com foco na pesquisa, fabricação, design, venda e suporte de produtos como computadores pessoais, display laptops, projetores, tablets, servidores e smartphones, a companhia também oferece soluções em e-business para governos, usuários domésticos e educadores. 

No começo de sua história, a Acer era apenas uma distribuidora de peças eletrônicas e uma consultoria no uso da tecnologia de microprocessadores. Entretanto, com o passar do tempo, tornou-se uma das maiores produtoras de PCs do mundo, ganhando destaque no Brasil e em outros países. Inclusive, no Brasil, a empresa encerrou a produção de equipamentos na década de 90 por motivos operacionais.

Tags
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos