MENU
Menu
Início A mais poderosa usina eólica flutuante do mundo e primeira no planeta a produzir energia para campos de petróleo e gás, é equipada com turbinas da Siemens Gamesa!

A mais poderosa usina eólica flutuante do mundo e primeira no planeta a produzir energia para campos de petróleo e gás, é equipada com turbinas da Siemens Gamesa!

21 de novembro de 2022 às 16:40
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
turbina - Simens - vortex - usina - equinos - instalação
A mais poderosa usina eólica flutuante do mundo – Imagem American Journal

O maior parque eólico flutuante do mundo produziu sua primeira energia com turbinas Siemens Gamesa, terá capacidade de 88 MW, se tornando o mais poderoso do tipo no planeta!

Os mares ocidental e do norte da Europa são conhecidos por fortes correntes eólicas e, portanto, devem se tornar uma das bases da energia europeia com o uso de fontes de energia renováveis. Em um comunicado na segunda-feira (13/11), a norueguesa Equinor, disse que a produção de energia da primeira turbina eólica da Hywind Tampen – o maior parque eólico flutuante do mundo, foi iniciada!

Usina terá um total de 11 turbinas (8MW Siemens Gamesa SG 8.0-167 DD). Sete das turbinas do parque eólico estão programadas para entrar em fluxo em 2022, com a instalação das quatro restantes ocorrendo em 2023. Quando concluído, a Equinor diz que o parque eólico offshore terá uma capacidade de sistema de 88 megawatts, se tornando o mais poderoso do tipo no mundo!

Artigos recomendados

Assista o vídeo abaixo e acompanhe a montagem do maior parque eólico flutuante do mundo

Hywind Tampen na Noruega está ajudando a extrair petróleo

O maior parque eólico flutuante do mundo será usado para tornar a extração de petróleo e gás um pouco mais ecológica no Mar do Norte e também vai contribuir para uma maior independência energética na Noruega e na Europa. Equinor disse que a primeira energia de Hywind Tampen foi enviada para o campo de Gullfaks.

“Estou orgulhoso de que agora tenhamos começado a produção na Hywind Tampen, o primeiro e maior parque eólico flutuante da Noruega do mundo”, disse Geir Tungesvik, vice-presidente executivo da Equinor para projetos, perfuração e compras.

“Este é um projeto único, o primeiro parque eólico do mundo que alimenta a produção de instalações de petróleo e gás.”

A Equinor disse também que a Hywind Tampen vai atender cerca de 35% da demanda de eletricidade dos campos de Gullfaks e Snorre. “Isso reduzirá as emissões de CO2 dos campos de petróleo e gás em cerca de 200.000 toneladas por ano”, acrescentou a petroleira.

Hywind Tampen está localizado a cerca de 140 quilômetros (86,9 milhas) da costa da Noruega, em profundidades que variam de 260 a 300 metros.

Turbinas Siemens Gamesa

As turbinas Siemens Gamesa de 11, 8 MW na Hywind Tampen são instaladas em uma estrutura de concreto flutuante, com um sistema de amarração conjunta. Uma vantagem das turbinas eólicas flutuantes é que elas permitem a instalação em águas mais profundas, em comparação com as turbinas de fundo fixo.

A Equinor em 2017 começou a operar a Hywind Scotland, um parque eólico flutuante de 30 MW com cinco turbinas, um projeto considerado o primeiro parque eólico flutuante do mundo.

Vários outros projetos de parques eólicos flutuantes entraram em serviço nos últimos cinco anos ou estão em desenvolvimento.

O governo Biden no início deste ano disse que queria pelo menos 15 GW de capacidade eólica flutuante offshore instalada na costa dos EUA até 2035. O “Floating Offshore Wind Shot” da administração visa reduzir os custos das tecnologias eólicas offshore flutuantes em mais de 70% na próxima década.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR