1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Chery lança carro elétrico que custa R$ 42 mil e tem autonomia de até 405 km; modelo tem porte de Kwid E-Tech e Dolphin Mini, mas tem um problema: valor está sendo cobrado apenas na China
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Chery lança carro elétrico que custa R$ 42 mil e tem autonomia de até 405 km; modelo tem porte de Kwid E-Tech e Dolphin Mini, mas tem um problema: valor está sendo cobrado apenas na China

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 15/06/2025 às 16:22
Elétrico chinês de R$ 42 mil promete até 405 km de autonomia e recursos modernos, acirrando a disputa com Kwid E-Tech e Dolphin Mini.
Elétrico chinês de R$ 42 mil promete até 405 km de autonomia e recursos modernos, acirrando a disputa com Kwid E-Tech e Dolphin Mini.

Modelo chinês chega com visual moderno, autonomia de até 405 km, conectividade de ponta e preço abaixo de carros populares, acirrando a disputa entre elétricos urbanos compactos.

A montadora chinesa Chery anunciou o lançamento do QQ Domi, um novo carro elétrico urbano que promete ser um dos mais acessíveis do mercado asiático.

O modelo compacto será vendido exclusivamente na China com preços entre 59.900 e 69.900 yuans, o equivalente a aproximadamente R$ 46 mil e R$ 54 mil.

A marca também revelou uma versão ainda mais barata, a partir de 54.900 yuans (cerca de R$ 42 mil), reforçando sua estratégia de popularizar os elétricos de entrada.

Mini churrasqueira inovadora viraliza na Shopee com visual compacto e promessa de praticidade no churrasco
Mini churrasqueira diferente conquista os brasileiros e vira febre na Shopee
Ícone de link Comprar agora!

O QQ Domi está disponível em duas versões: uma com 305 km e outra com 405 km de autonomia, conforme o ciclo chinês CLTC.

O modelo é equipado com motor elétrico dianteiro de 40 kW (54 cv) e torque de 11,2 kgfm.

A velocidade máxima é de 100 km/h, evidenciando que o carro foi projetado para o uso urbano.

QQ Domi: elétrico compacto com foco na mobilidade urbana

Com dimensões compactas — 3,72 metros de comprimento, 1,70 m de largura, 1,60 m de altura e entre-eixos de 2,52 m — o veículo é classificado como hatchback e comporta até cinco ocupantes.

O porte é comparável ao do Renault Kwid E-Tech e do BYD Dolphin Mini, dois modelos que já atuam no mercado brasileiro com preços bem mais altos.

O visual do QQ Domi adota linhas arredondadas, faróis de LED com lentes projetoras, grade trapezoidal inferior e maçanetas embutidas.

A coluna C escurecida dá a sensação de teto flutuante.

Na traseira, as lanternas são ligadas por um friso preto, elemento que remete ao visual do BYD Dolphin.

As opções de cores incluem branco, azul, prata e rosa.

Interior tecnológico e espaço otimizado

No interior, o carro oferece acabamento simples com foco em funcionalidade.

O painel de instrumentos é digital de 7 polegadas, e há uma central multimídia de 10,25 polegadas em posição flutuante.

Entre os equipamentos estão comandos por voz, acesso sem chave, partida por botão, controle do carro via aplicativo e bancos traseiros bipartidos no padrão 40/60.

O seletor de marchas, localizado na coluna de direção, libera espaço no console central.

Os bancos dianteiros têm encosto de cabeça integrado, enquanto os traseiros otimizam o espaço para os ocupantes.

Elétrico chinês de R$ 42 mil promete até 405 km de autonomia e recursos modernos, acirrando a disputa com Kwid E-Tech e Dolphin Mini.
Elétrico chinês de R$ 42 mil promete até 405 km de autonomia e recursos modernos, acirrando a disputa com Kwid E-Tech e Dolphin Mini.

QQ Domi da Chery e a autonomia e recarga rápida com tecnologia LFP

As baterias são do tipo lítio-ferro-fosfato (LFP).

A versão básica traz capacidade de 28,5 kWh, enquanto a mais avançada possui 39,33 kWh, garantindo as autonomias de 305 km e 405 km, respectivamente.

Ambas oferecem recarga rápida, com tempo estimado de 30 minutos para ir de 30% a 80% da carga.

A versão de topo ainda possui a função VTOL (vehicle-to-load), que permite alimentar dispositivos externos usando a energia do próprio carro — ideal para situações de emergência ou uso recreativo.

Chery também atualiza modelos Little Ant e Ice Cream

Durante o evento de lançamento, a Chery apresentou outras novidades voltadas ao segmento de elétricos de entrada.

Um deles é o Little Ant “Love Edition”, uma configuração mais acessível vendida por 54.900 yuans (R$ 42 mil).

Apesar de mais simples, mantém a tela central de 10,4 polegadas, mas perde o freio eletrônico de estacionamento e bancos com material sintético.

Outro destaque é o QQ Ice Cream “Vitality Edition”, subcompacto elétrico com autonomia de 205 km (ciclo NEDC), vendido por apenas 39.900 yuans (cerca de R$ 30 mil).

A recarga rápida também está presente, elevando a carga de 30% a 80% em cerca de 33 minutos.

O modelo aposta em design jovial e ampla conectividade, mirando o público jovem.

Elétrico chinês de R$ 42 mil promete até 405 km de autonomia e recursos modernos, acirrando a disputa com Kwid E-Tech e Dolphin Mini.
Elétrico chinês de R$ 42 mil promete até 405 km de autonomia e recursos modernos, acirrando a disputa com Kwid E-Tech e Dolphin Mini.v

Concorrência acirrada entre elétricos urbanos na China

O QQ Domi chega ao mercado para competir com modelos como o BYD Dolphin Mini, que parte de 69.800 yuans (R$ 54 mil), e o Leapmotor T03, com o mesmo preço da versão básica do QQ Domi: 59.900 yuans (R$ 46 mil).

Todos têm como foco o mercado urbano e o público que busca carros elétricos baratos e eficientes.

Na China, esse segmento é altamente competitivo, estimulado por incentivos governamentais, expansão da rede de carregamento e uma cadeia produtiva localizada.

As montadoras investem cada vez mais em preço agressivo, autonomia razoável e conectividade, criando uma vitrine de inovação em mobilidade acessível.

Futuro do QQ Domi da Chery é incerto fora da China

Embora a Chery tenha presença no Brasil por meio da Caoa Chery, não há confirmação de que o QQ Domi será exportado.

Especialistas consideram improvável sua vinda neste momento, devido a exigências técnicas e regulatórias de mercados externos, além da dependência de produção local para manter os custos baixos.

Apesar disso, o Brasil tem demonstrado interesse por modelos elétricos acessíveis.

O próprio Dolphin Mini e o Kwid E-Tech têm atraído atenção, mesmo com valores acima de R$ 100 mil.

A chegada de modelos mais baratos depende de acordos comerciais, incentivos e infraestrutura.

Com a China avançando na oferta de carros elétricos com preços menores que os populares a combustão, será que o Brasil também terá carros baratos nos próximos anos?

  • Reação
Uma pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x