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O SUV híbrido que faz 17,7 km/l na cidade e virou líder de vendas em 2024, mas que só no modelo 2025 se livrou do freio de pé e da ‘marmita’

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 13/06/2025 às 22:30
Atualizado em 14/06/2025 às 09:11
Este SUV Híbrido Faz 17,8 km/l na Cidade, mas o Modelo 2024 Mantém o Polêmico Freio de Estacionamento no Pé e o Abafador de "Marmita" Aparente
Este SUV Híbrido Faz 17,8 km/l na Cidade, mas o Modelo 2024 Mantém o Polêmico Freio de Estacionamento no Pé e o Abafador de “Marmita” Aparente

Com uma atualização no SUV híbrido que corrigiu as falhas mais criticadas, o Toyota Corolla Cross XRV Hybrid 2025 se consolidou como uma força dominante no mercado, unindo economia de combustível e a confiabilidade da marca.

O Toyota Corolla Cross é um verdadeiro fenômeno de vendas no Brasil. Em 2023, ele praticamente empatou em vendas com seu irmão sedã e, no primeiro trimestre de 2024, assumiu a liderança no segmento de SUVs médios. No entanto, o sucesso do SUV híbrido sempre foi acompanhado por críticas a detalhes do projeto que pareciam não combinar com a reputação da Toyota.

Os principais alvos eram o antiquado freio de estacionamento no pé e o abafador do escapamento, apelidado de “marmita”, que ficava totalmente aparente. Para a linha 2025, a Toyota ouviu os consumidores e corrigiu justamente esses pontos, mostrando agilidade para aperfeiçoar seu SUV híbrido e torná-lo uma escolha ainda mais racional e completa.

Como a Toyota ouviu os donos e trocou o freio de pé e a “marmita” na linha 2025

A mudança mais celebrada no Corolla Cross 2025 foi o fim de suas duas maiores “irritações”. O antigo freio de estacionamento, acionado por um pedal, foi substituído por um moderno freio de estacionamento eletrônico (EPB), acionado por um simples botão no console.

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A mudança não só melhorou a praticidade, como também adicionou a função Auto Hold, que mantém o carro parado no trânsito sem precisar pisar no freio.

A outra correção foi estética. A famosa “marmita”, o abafador do escapamento que ficava exposto, desapareceu.

A Toyota redesenhou a parte de baixo do para-choque traseiro, que agora tem um acabamento mais limpo e integrado, resolvendo um problema que transmitia uma imagem de projeto mal-acabado para um SUV híbrido nessa faixa de preço.

O motor 1.8 híbrido flex de 122 cv que faz dele o segundo carro mais econômico do Brasil segundo o Inmetro

O Toyota Corolla Cross é um verdadeiro fenômeno de vendas no Brasil. Em 2023, ele praticamente empatou em vendas com seu irmão sedã e, no primeiro trimestre de 2024, assumiu a liderança no segmento de SUVs médios. No entanto, o sucesso do SUV híbrido sempre foi acompanhado por críticas a detalhes do projeto que pareciam não combinar com a reputação da Toyota.

O grande trunfo do Corolla Cross XRV Hybrid é seu conjunto mecânico. Ele combina um motor 1.8 flex de 101 cv (com etanol) a dois motores elétricos de 72 cv, que juntos entregam uma potência combinada de 122 cv. O sistema é gerenciado por uma transmissão automática do tipo CVT.

O foco aqui não é o desempenho — a aceleração de 0 a 100 km/h leva longos 13 segundos —, mas sim a economia. E nisso, ele é quase imbatível.

Segundo o Inmetro, o Corolla Cross Hybrid faz incríveis 17,7 km/l na cidade com gasolina, sendo o segundo carro flex mais econômico do Brasil em 2024, atrás apenas do Corolla sedã. Na estrada, o consumo com gasolina também é ótimo, chegando a 14,7 km/l.

O Corolla Cross é construído sobre a moderna plataforma global TNGA-C da Toyota. No entanto, a versão brasileira recebeu uma suspensão traseira mais simples, do tipo eixo de torção, enquanto os modelos europeus e americanos usam um sistema mais sofisticado, o multi-link.

Essa escolha foi feita para reduzir custos e aumentar a robustez para as ruas brasileiras. Na prática, isso faz do Corolla Cross um carro extremamente confortável para rodar na cidade, absorvendo muito bem buracos e irregularidades.

O lado negativo é que, em curvas ou em velocidades mais altas, ele não tem a mesma precisão e estabilidade do seu irmão sedã.

O novo painel digital e o porta-malas com acionamento elétrico que chegaram no modelo 2025

O interior do Corolla Cross 2025 também foi atualizado. O destaque é o novo painel de instrumentos totalmente digital e configurável, que substituiu o antigo conjunto, considerado simples demais. A central multimídia tem tela de 8 polegadas e espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto.

O interior do Corolla Cross 2025 também foi atualizado. O destaque é o novo painel de instrumentos totalmente digital e configurável, que substituiu o antigo conjunto, considerado simples demais. A central multimídia tem tela de 8 polegadas e espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto.

A versão XRV Hybrid vem de fábrica com o pacote Toyota Safety Sense, que inclui piloto automático adaptativo, frenagem de emergência e assistente de permanência em faixa.

Para 2025, a versão também ganhou a tampa do porta-malas com acionamento elétrico, um item de grande conveniência. O porta-malas, aliás, é um ponto forte, com generosos 440 litros de capacidade.

Como o preço de R$ 202.690 e a confiabilidade da marca o colocaram à frente do Jeep Compass nas vendas de 2024

Posicionado em uma faixa de preço que partia de R$ 202.690 em abril de 2024, o Corolla Cross XRV Hybrid enfrenta rivais de peso, como o Jeep Compass e o VW Taos. A sua principal vantagem competitiva, no entanto, não está na potência, mas na racionalidade.

Enquanto os concorrentes apostam em motores turbo mais fortes, o SUV híbrido da Toyota domina com seu baixo custo de propriedade.

A economia de combustível, que pode ser até 40% maior na cidade, somada à lendária confiabilidade da marca e à garantia de 8 anos para o sistema híbrido, compõem um argumento poderoso. Foi essa combinação que o fez superar rivais e se tornar o líder de vendas do segmento no primeiro trimestre de 2024.

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Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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