1. Início
  2. / Economia
  3. / 613 mil aposentados e pensionistas do INSS precisam fazer esse acordo para receber valores descontados
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

613 mil aposentados e pensionistas do INSS precisam fazer esse acordo para receber valores descontados

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 17/08/2025 às 00:42
INSS
Foto: Reprodução
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Mais de meio milhão de aposentados e pensionistas do INSS ainda não entraram no acordo que garante a devolução de descontos indevidos. O prazo final já está marcado e quem perder pode deixar de receber valores corrigidos diretamente na conta.

Pelo menos 613 mil aposentados e pensionistas do INSS ainda não aderiram ao acordo que garante a devolução de valores descontados de forma irregular. Esses beneficiários têm direito ao ressarcimento integral, com correção pela inflação, diretamente na conta bancária em que recebem o benefício.

O acordo foi criado para reparar as vítimas de descontos indevidos feitos por entidades e associações. Quem contestou e não recebeu resposta em até 15 dias úteis pode aderir ao processo para recuperar o dinheiro.

Quem pode participar

Se enquadram no acordo os beneficiários que tiveram descontos entre março de 2020 e março de 2025. Também podem aderir aqueles que entraram na Justiça, mas, nesse caso, devem desistir da ação para receber o ressarcimento.

O mais importante é que todos precisam formalizar a contestação dos descontos junto à Previdência Social. O prazo termina em 14 de novembro e a solicitação pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, pela central 135 ou em agências dos Correios.

Adesão já realizada

Até o momento, mais de 1,8 milhão de beneficiários já aderiram. Esse número representa cerca de 75% do total de pessoas aptas ao acordo.

A expectativa é que 99% dos participantes recebam o valor indevido até a próxima segunda-feira, dia 18. Portanto, quem ainda não realizou o procedimento precisa se organizar rapidamente para não perder o prazo.

Além disso, a adesão garante que o valor corrigido seja devolvido sem necessidade de ação judicial. Isso torna o processo mais simples, seguro e direto para o beneficiário.

A orientação do INSS é que os aposentados e pensionistas fiquem atentos às datas e confirmem a solicitação para garantir a restituição do dinheiro.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x