Início 4 dicas para um trânsito mais sustentável

4 dicas para um trânsito mais sustentável

31 de julho de 2022 às 09:56
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Carro elétrico se recarregado 2 em um trânsito mais sustentável
Carro elétrico em um posto de recarga | Fonte: Freepik.com

Entenda como pequenas atitudes e mudanças de hábitos podem contribuir muito para um trânsito em equilíbrio com o meio ambiente

Não é segredo que a preocupação com um trânsito mais sustentável e o meio ambiente, principalmente com a emissão de gases poluentes se tornou uma das grandes pautas da sustentabilidade.  Segundo estudos do Laboratório de Poluição Atmosférica da Faculdade de Medicina da USP, a poluição gerada pelos veículos contribui para a morte de 20 pessoas por dia em cidades como São Paulo. 

Partindo desse dado, trouxemos algumas dicas de como contribuir para um trânsito mais sustentável. Segue a lista:

Artigos recomendados

Pense em alternativas mais sustentáveis 

Uma das primeiras possibilidades para tornar o trânsito mais sustentável é buscar meios para causar menos impacto ambiental e emissão de gases poluentes. 

Por exemplo, se você possui o seu veículo automotor, mas está vendo a possibilidade de trocá-lo, pode contribuir com o meio ambiente optando por um carro elétrico ou híbrido, por exemplo. 

Aqui no Brasil, a busca pelos veículos elétricos e híbridos cresce a cada ano, e em 2021, foram vendidos cerca de 7.290 unidades desses veículos, o que representa um aumento de 29,4% de vendas em comparação com o ano anterior. 

Sendo assim, é possível perceber que a busca pelos carros elétricos e híbridos têm aumentado pela possibilidade de ser uma alternativa de colaborar com o meio ambiente a partir das tecnologias limpas e sustentáveis. 

Embora os carros elétricos sejam mais caros, considerando uma consulta na tabela FIPE, o custo com combustível é muito menor do que um carro tradicional, ainda mais se o carro contar com motor turbo.

Verifique os seus trajetos diários 

Outra opção para contribuir com o meio ambiente e tornar o trânsito mais sustentável é verificar os seus trajetos diários e como você pode torná-los menos poluentes. 

Nestes casos, existem algumas possibilidades como a questão do ar condicionado no carro, além de fazer alguns trajetos mais próximos a pé ou de bicicleta, que além de ser um meio para se locomover mais rapidamente, não polui o meio ambiente. 

Inclusive, a redução do uso do ar condicionado trânsito impacta também na economia e consumo do seu veículo, já que o carro com o ar condicionado ligado tende a consumir um pouco mais do que o carro com os vidros abertos. 

Outra ideia quanto aos trajetos é verificar a possibilidade de escolher alguns dias para trabalhar a pé, ou ainda, fazer aquele trajeto ao supermercado e academia caminhando, reduzindo assim a emissão de gases poluentes no ambiente. 

Porém, se não houver alternativas e você realmente precisa ir de carro para os lugares, por que não verificar a possibilidade de conseguir uma carona, dividindo o trajeto com alguém que também o faça? 

Pise menos no acelerador 

Outra opção para contribuir com o meio ambiente e tornar o trânsito mais sustentável é não pisar tanto no acelerador, e isso é válido tanto para o trajeto em si quanto para as paradas que fazemos em sinais e cruzamentos. 

Assim, a melhor maneira de fazer isso é acelerar aos poucos no momento da saída, e ir reduzindo as marchas quando for parar, pois assim os gases emitidos são bem menores do que quando a aceleração é mais intensa. 

Além de contribuir com o meio ambiente, você notará grande diferença na manutenção do veículo, principalmente no desgaste das peças de câmbio e pastilhas de freio. 

Mantenha a manutenção do seu veículo em dia 

E por falar em manutenção, a nossa última dica está diretamente relacionada com a importância da manutenção para o meio ambiente e para o consumo. 

Você sabia que pneus sem a calibragem correta podem exigir muito mais do seu carro para rodar de maneira satisfatória? 

Isso se dá pelo fato de que os pneus sem calibragem se tornam mais pesados, o que faz com que o carro também fique mais pesado, exigindo um pouco mais do motor. 

Por isso, o ideal é que você sempre realize a calibragem dos pneus, tal como a manutenção periódica do seu veículo, incluindo os filtros de ar, parte elétrica, velas, bicos injetores, dentre outros. 

Sendo assim, devemos frisar que a contribuição para o meio ambiente pode vir a partir de pequenas atitudes e mudança de hábitos, e que qualquer ação já impacta positivamente. 

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes