MENU
Menu
Início 10 mil empregos no Porto do Suape com investimentos bilionários do setor privado

10 mil empregos no Porto do Suape com investimentos bilionários do setor privado

13 de novembro de 2018 às 09:00
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Porto Suape Pernambuco empregos

Com investimentos que ultrapassarão os 50 bilhões de reais, o Complexo de Saupe anuncia projetos ambiciosos que levarão o estado de Pernambuco à uma das maiores potências em sua categoria no Brasil nos próximos anos.

No final dos anos 70, um projeto transformador começou a sair do papel em Pernambuco. O estado onde predominava a industria canavieira, deu início a um porto industrial entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, todos os governos que se sucederam desde então, contribuíram para que o projeto se consolidasse.  Hoje, 40 anos depois, o Complexo Industrial de Suape é a principal força motriz da economia pernambucana, com cerca de 100 empresas instaladas ou em processo de instalação.

Os investimentos privados no complexo somam mais de 50 bilhões de reais. Entre as empresas já instaladas, estão empresas de produtos químicos, petroquímicos, grãos, metalmecânica, naval, logística, alimentos e bebidas,  além de um Cluster com indústrias dos principais componentes para produção de energia eólica.

Suape é destaque entre os portos do norte e nordeste do Brasil, batendo recordes em operações de movimentação de cargas e abrigando empreendimentos importantes para toda a economia regional. Ela é também um dos portos públicos que mais cresce no país, responsável pela distribuição de cargas para todos os continentes.

Com águas profundas e localização estratégica em relação as principais rotas marítimas internacionais, Suape está conectada à mais de 250 portos em todo o planeta. Em seu território de mais de 3.500 hectares, ela possui um estrutura terrestre própria com 44 km de rodovias em desenvolvimento e modernização que interliga o complexo a todos os estados do Nordeste. Suape ainda conta com fornecimento de gás natural, energia elétrica, água bruta e água tratável.

Em 2017, Suape Registrou um recorde de movimentação de cargas com quase 23 milhões de toneladas movimentadas. Ela foi o porto público com a maior movimentação de cabotagem do país  e manteve a liderança nacional de graneis líquidos. Entre as principais cargas movimentadas, o destaque são para movimentação de contêineres, com um aumento de quase 19% e  carga de veículos, que tiverem um aumento de 46% em relação ao ano anterior. Atualmente o porto de Suape tem capacidade de movimentar 700 mil TEUS por ano.

10 mil empregos

Com um investimento de 1 bilhão um novo terminal, a capacidade de movimentação no porto elevará a capacidade de movimentação no porto para  1,7 milhões de TEUS por ano.

Outros investimentos importantes estão chegando, como por exemplo à Aché Laboratórios, que investirá meio bilhão de reais na instalação de uma nova fábrica. 540 milhões serão  serão investidos na ampliação dos pátios de tancagem de empresas já instaladas. Além disso, estão em andamento projetos de arredamento para ampliação do pátios de veículos/caminhões, construção de uma área para envase e distribuição de GLP.

Em breve, o terminal de açúcar da Agro – Via também será ampliado, possibilitando a movimentação de outras cargas como trigo, cevada e outros grãos.

Estas melhorias no Complexo favorecem a instalação de projetos que irão proporcionar crescimento econômico e geração de novos empregos. Com taxas competitivas de bancos federias e privados, além de incentivos estaduais para instalação de novos empreendimentos, Suape proporciona um dos melhores ambientes de negócios do Brasil.

Negócios a longo prazo

O plano diretor com horizontes até 2030, organiza o território de Suape em 5 zonas distintas:

  • Industrial Portuária
  • Zona Industrial
  • Central de Serviços
  • Preservação Ecológica
  • Preservação Cultural

O crescimento econômico se baseará em uma política de sustentabilidade ambiental e social, que preservará as áreas de Mangue, Restinga e Mata Atlântica. Estas áreas correspondem a 59% de todo o território de Suape. O complexo possui ainda um viveiro florestal capaz de produzir 450 mil mudas de Mata Atlântica por ano

Localização, Infraestrutura, suporte as empresas e sustentabilidade, são condição estratégicas para a instalação de qualquer empreendimento. O porto de Suape, será um dos empreendimentos mais importantes  nos próximos anos no Brasil, seguidos pelo Porto do Açú e o Porto de Macaé.


ASSISTAM O VÍDEO INSTITUCIONAL ABAIXO

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR